Assessoria Educacional - Cursos, formações e oficinas
A LT Comunicação & Educação oferece aos professores do ensino fundamental, do setor público e privado, cursos de formação e capacitação presenciais e online, oficinas e palestras sobre práticas de leitura, letramentos digitais, tecnologias na educação, educação antirracista e educação midiática. Sua equipe é formada por profissionais especialistas, mestres e doutores.
CURSOS E OFICINAS
Abaixo as capacitações que são oferecidas atualmente nos formatos de cursos de formação continuada, com carga horária de 40h a 60h, ou de oficinas, com carga horária de 8h, para semana ou jornada pedagógica. O público-alvo são os professores da educação básica, dos níveis fundamental e médio
1. LETRAMENTOS DIGITAIS
Docente: Andréa Beatriz Hack
1.1. Justificativa
Em um contexto social fortemente marcado pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs), apresenta-se a necessidade da escola responder às demandas para formação dos professores e alunos. Diante do desconhecimento de boa parte dos profissionais de educação sobre os letramentos digitais, este curso pretende preencher esta lacuna na formação docente.
1.2. Objetivos
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Suscitar reflexão crítica sobre a presença e papel das novas tecnologias digitais na educação;
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Conhecer os letramentos digitais e perceber sua importância e necessidade nos processos de ensino e aprendizagem;
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Apresentar os letramentos digitais enquanto cultura e domínio a ser apropriado e explorado pela escola;
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Propor atividades práticas não necessariamente dependentes de suporte tecnológico e conexão.
1.3. Metodologias
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Exposição dialogada - fundamentação teórica e conceitual;
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Proposição de atividades práticas com vistas à aplicação em aula;
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Incentivo à troca de experiências para aprendizado coletivo e colaborativo.
1.4. Conteúdo
Letramento digital, inclusão e exclusão digital, educação escolar e letramento digital, letramento em rede, hipertexto, práticas escolares (celular, jogos, multimídia).
2. PRÁTICAS DE LEITURA A PARTIR DE CIRANDAS LITERÁRIAS
Docente: Fabíola Chafin Gomes
2.1. Justificativa
A leitura está presente no dia a dia mesmo que não se perceba. Na escola, na praça, na praia, no supermercado, no ônibus. Este curso de capacitação para professores tem o intuito de contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura e oportunizar a concepção de sequências didáticas que favoreçam a experiência da leitura literária e reafirmem o letramento literário na escola, a fim de produzir sentidos, legitimar linguagens e ampliar as experiências estéticas dos estudantes.
A leitura literária pode permitir ao leitor acessar o texto de diferentes maneiras, seja sob aspectos cognitivos, afetivos ou estéticos. Neste sentido, o texto literário não pode estar restrito às questões interpretativas dos livros didáticos seguindo orientações curriculares, minimizando a literatura a um estado de estagnação, distanciada do seu caráter emancipador e de humanização.
Pensar em uma escola justa e democrática é pensar numa escola que reconheça as desigualdades, e permita aos estudantes construir a si mesmos a partir de sua história, seus saberes e aqueles considerados de alto prestígio. Isto significa que a escola não basta comprometer-se com o letramento linguístico somente, ela deve enquanto agência social garantir também o letramento literário para transformar as desigualdades. A prática de leitura a partir de rodas de leitura oportuniza aos participantes serem protagonistas do ato de ler, em que todos possam opinar, refletir, debater, sempre considerando os aspectos sociais, culturais e históricos dos sujeitos.
2.2. Objetivos
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Ofertar capacitação aos professores a fim de contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura e o letramento literário;
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Fomentar a leitura literária, a partir de rodas de leitura;
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Desenvolver produções artístico-culturais e reafirmar o letramento literário;
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Oportunizar a concepção de sequências didáticas que favoreçam a experiência da leitura literária.
2.3. Metodologias
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Etapa I: Apresentação/formação - Apresentação do memorial pessoal, formação, vivências e constituição de professora, referencial teórico;
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Etapa II: Linguagens - O que é linguagem? Exemplos e experiências de linguagem.
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Etapa III: Literatura como proposta metodológica - A literatura como norteador do processo ensino/aprendizagem; eixos/descritores; rodas de leitura/livros de autores contemporâneos.
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Etapa IV: Vivências - experienciar as rodas de leitura, elaboração de sequências didáticas, multiletramentos, sugestões de recursos digitais.
3. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Docente: Laércio Torres de Góes
3.1. Justificativa
O contexto de excesso de informações do nosso tempo é um desafio ao senso crítico para selecionar, consumir e compartilhar mensagens com responsabilidade. É preciso interpretar intenção, autoria e contexto, dominar as ferramentas e as linguagens que nos permitem ter voz na comunicação digital. A educação midiática é a habilidade de ler criticamente e participar de forma ativa do mundo conectado em que vivemos, de conteúdo, das notícias e da informação no ambiente digital.
Educar para as mídias pretende mudar a relação dos jovens com o conhecimento para que, num contexto de abundância de informação, aprendam usar os recursos das mídias, da internet e das ferramentas digitais para apoiar não só a aprendizagem, mas também a construção de uma cidadania plena. É necessário capacitar o aluno para a construção autônoma de conhecimento através da mediação do professor e da escola, que se tornam-se cada vez mais importantes, estimulando sua autonomia e o seu senso crítico.
3.2. Objetivos
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Refletir sobre o papel das mídias na educação;
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Apresentar como as mídias podem apoiar a aprendizagem e a construção de uma cidadania plena;
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Propor atividades que capacitem o aluno para a construção autônoma de conhecimento através das mídias;
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Colaborar com a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas que estimulem a autonomia e o senso crítico dos alunos no uso das mídias;
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Contribuir com o domínio dos recursos das mídias, da internet e das ferramentas digitais para a aprendizagem, a construção da cidadania e a produção de conteúdo na comunicação.
3.3. Metodologia
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Aula expositiva
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Exibição, análise e debates de conteúdos midiáticos
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Análise de exemplos de educação midiática
3.4. Conteúdo
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Conceito de educação midiática
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Jovens, crianças e mídia
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Desafios da mídia aos processos educativos
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O uso dos meios de comunicação no contexto escolar
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Relação entre os meios de comunicação e a educação
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Educação para as mídias
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Comunicação popular, alternativa, comunitária.